Sistema de Travagem
OBJETIVO
Verificação do estado, fixação e funcionamento de todos os componentes do sistema de travagem.
METODOLOGIA
A verificação dos componentes do sistema de travagem é essencialmente visual e auditiva, com o auxílio dos seguintes equipamentos de medição:
- Frenómetro de rolos.
- Desacelarógrafo
- Equipamento de “rolos loucos”
Frenómetro de rolos
O frenómetro é um aparelho para medir a força, o equilíbrio e a eficiência de travagem dos veículos.
Desacelarógrafo
Dispositivo mede a desacelaração do travão. Sempre que as características técnicas do veículo não permitem que seja inspecionado no frenómetro, o Inspetor utiliza o desacelarógrafo, para efetuar o teste de travagem.
Rolos Loucos
Equipamento que permite aos veículos de tração integral permanente (4X4) realizar o teste de travagem no frenómetro.
Itens Inspecionados
Sistema de articulação do pedal ou do manípulo dos travões de serviço;
Estado do pedal ou do manípulo e curso do dispositivo de operação do travão;
Bomba de Vácuo ou Compressor e reservatórios;
Manómetro ou Indicador de Pressão baixa;
Válvula Manual de Comando do Travão;
Acionador do travão de estacionamento, comando da alavanca, cremalheira do travão de estacionamento, travão de estacionamento eletrónico;
Válvulas de travagem (válvulas de pé, válvulas de descarga, reguladores);
Conexões dos travões do reboque (elétricos e pneumáticos);
Acumulador de energia, reservatório de pressão;
Unidades de assistência dos travões, cilindro principal (sistemas hidráulicos);
Tubagens Rígidas dos Travões;
Tubagens Flexíveis dos Travões;
Cintas e Calços dos Travões;
Tambores e Discos dos Travões;
Cabos, tirantes, articulações das alavancas dos travões;
Atuadores dos travões (incluindo travões de mola e cilindros hidráulicos);
Válvula Sensora de Carga;
Ajustadores e Indicadores de Folgas;
Sistemas de Travagem Auxiliares (se Montados ou Exigidos);
Funcionamento automático dos travões do reboque;
Outros dispositivos do sistema de travagem;
Tomadas de Pressão (se montadas ou exigidas);
Comportamento funcional e eficiência dos travões de serviço;
Comportamento funcional e eficiência dos travões de emergência (secundários)(Se constituirem um dispositivo separado);
Comportamento funcional e eficiência dos travões de Estacionamento;
Comportamento funcional do sistema de travagem Auxiliar;
Sistema Antibloqueio de Travagem (A.B.S.);
Sistema de Travagem Eletrónico (E.B.S.);
Sistema Antiderrapagem (A.S.R.)
Controlo (ou Programa) Eletrónico de Estabilidade (E.S.C. ou E.S.P.)
Cruise Control ou Cruise Control Adaptativo (A.C.C.)
Aviso de Saída da Faixa (L.D.W.)
Informações
Cartest
Documentos a Apresentar
Aqui poderá saber quais os documentos a apresentar para cada tipo de inspeção
A Cartest
A Cartest tem como missão transmutar a obrigatoriedade da inspeção automóvel num ato de promoção da Segurança Rodoviária, garantindo a excelência do serviço e a satisfação dos seus clientes através da manutenção e eficiência operacional.
Política de Qualidade
A CARTEST, tem como Politica, contribuir para a melhoria da Segurança Rodoviária, mediante a Prestação de um Serviço de Inspeção de Veículos com Competência Técnica e Independente.