Sistema de Travagem
OBJETIVO
Verificação do estado, fixação e funcionamento de todos os componentes do sistema de travagem.
METODOLOGIA
A verificação dos componentes do sistema de travagem é essencialmente visual e auditiva, com o auxílio dos seguintes equipamentos de medição:
- Frenómetro de rolos.
- Desacelarógrafo
- Equipamento de “rolos loucos”
Frenómetro de rolos
O frenómetro é um aparelho para medir a força, o equilíbrio e a eficiência de travagem dos veículos.
Desacelarógrafo
Dispositivo mede a desacelaração do travão. Sempre que as características técnicas do veículo não permitem que seja inspecionado no frenómetro, o Inspetor utiliza o desacelarógrafo, para efetuar o teste de travagem.
Rolos Loucos
Equipamento que permite aos veículos de tração integral permanente (4X4) realizar o teste de travagem no frenómetro.
Itens Inspecionados
Sistema de articulação do pedal ou do manípulo dos travões de serviço;
Estado do pedal ou do manípulo e curso do dispositivo de operação do travão;
Bomba de Vácuo ou Compressor e reservatórios;
Manómetro ou Indicador de Pressão baixa;
Válvula Manual de Comando do Travão;
Acionador do travão de estacionamento, comando da alavanca, cremalheira do travão de estacionamento, travão de estacionamento eletrónico;
Válvulas de travagem (válvulas de pé, válvulas de descarga, reguladores);
Conexões dos travões do reboque (elétricos e pneumáticos);
Acumulador de energia, reservatório de pressão;
Unidades de assistência dos travões, cilindro principal (sistemas hidráulicos);
Tubagens Rígidas dos Travões;
Tubagens Flexíveis dos Travões;
Cintas e Calços dos Travões;
Tambores e Discos dos Travões;
Cabos, tirantes, articulações das alavancas dos travões;
Atuadores dos travões (incluindo travões de mola e cilindros hidráulicos);
Válvula Sensora de Carga;
Ajustadores e Indicadores de Folgas;
Sistemas de Travagem Auxiliares (se Montados ou Exigidos);
Funcionamento automático dos travões do reboque;
Outros dispositivos do sistema de travagem;
Tomadas de Pressão (se montadas ou exigidas);
Comportamento funcional e eficiência dos travões de serviço;
Comportamento funcional e eficiência dos travões de emergência (secundários)(Se constituirem um dispositivo separado);
Comportamento funcional e eficiência dos travões de Estacionamento;
Comportamento funcional do sistema de travagem Auxiliar;
Sistema Antibloqueio de Travagem (A.B.S.);
Sistema de Travagem Eletrónico (E.B.S.);
Sistema Antiderrapagem (A.S.R.)
Controlo (ou Programa) Eletrónico de Estabilidade (E.S.C. ou E.S.P.)
Cruise Control ou Cruise Control Adaptativo (A.C.C.)
Aviso de Saída da Faixa (L.D.W.)
Informações
Cartest
Links Úteis
Contêm links que aconselhamos para saber mais sobre a área dos transportes rodoviários e a sociedade.
Estratégia de Atuação
Para a implementação da nossa Política e persecução da nossa missão, elegemos três eixos estratégicos de atuação.
Documentos a Apresentar
Aqui poderá saber quais os documentos a apresentar para cada tipo de inspeção