Sistema de Travagem

OBJETIVO

Verificação do estado, fixação e funcionamento de todos os componentes do sistema de travagem.

 

METODOLOGIA

A verificação dos componentes do sistema de travagem é essencialmente visual e auditiva, com o auxílio dos seguintes equipamentos de medição:

  • Frenómetro de rolos.
  • Desacelarógrafo
  • Equipamento de “rolos loucos”

Frenómetro de rolos

O frenómetro é um aparelho para medir a força, o equilíbrio e a eficiência de travagem dos veículos.

Desacelarógrafo

Dispositivo mede a desacelaração do travão. Sempre que as características técnicas do veículo não permitem que seja inspecionado no frenómetro, o Inspetor utiliza o desacelarógrafo, para efetuar o teste de travagem.

Rolos Loucos

Equipamento que permite aos veículos de tração integral permanente (4X4) realizar o teste de travagem no frenómetro.

 

Itens Inspecionados

Sistema de articulação do pedal ou do manípulo dos travões de serviço;

Estado do pedal ou do manípulo e curso do dispositivo de operação do travão;

Bomba de Vácuo ou Compressor e reservatórios;

Manómetro ou Indicador de Pressão baixa;

Válvula Manual de Comando do Travão;

Acionador do travão de estacionamento, comando da alavanca, cremalheira do travão de estacionamento, travão de estacionamento eletrónico;

Válvulas de travagem (válvulas de pé, válvulas de descarga, reguladores);

Conexões dos travões do reboque (elétricos e pneumáticos);

Acumulador de energia, reservatório de pressão;

Unidades de assistência dos travões, cilindro principal (sistemas hidráulicos);

Tubagens Rígidas dos Travões;

Tubagens Flexíveis dos Travões;

Cintas e Calços dos Travões;

Tambores e Discos dos Travões;

Cabos, tirantes, articulações das alavancas dos travões;

Atuadores dos travões (incluindo travões de mola e cilindros hidráulicos);

Válvula Sensora de Carga;

Ajustadores e Indicadores de Folgas;

Sistemas de Travagem Auxiliares (se Montados ou Exigidos);

Funcionamento automático dos travões do reboque;

Outros dispositivos do sistema de travagem;

Tomadas de Pressão (se montadas ou exigidas);

Comportamento funcional e eficiência dos travões de serviço;

Comportamento funcional e eficiência dos travões de emergência (secundários)(Se constituirem um dispositivo separado);

Comportamento funcional e eficiência dos travões de Estacionamento;

Comportamento funcional do sistema de travagem Auxiliar;

Sistema Antibloqueio de Travagem (A.B.S.);

Sistema de Travagem Eletrónico (E.B.S.);

Sistema Antiderrapagem (A.S.R.)

Controlo (ou Programa) Eletrónico de Estabilidade (E.S.C. ou E.S.P.)

Cruise Control ou Cruise Control Adaptativo (A.C.C.)

Aviso de Saída da Faixa (L.D.W.)